Thursday, April 14, 2011

Desenvolvimentos tecnológicos: Banda Larga Móvel



A utilização da banda larga em Portugal tem vindo a crescer. Segundo dados de 2009, apresentados pela ANACOM , são 2,69 milhões de utilizadores com acessos à Internet em banda larga móvel, superando os 1,73 milhões de utilizadores com acessos à Internet fixos. Segundo o relatório anual da Comissão Europeia , Portugal apresenta a segunda maior taxa de penetração (16,1%) de banda larga móvel da União Europeia, apenas superada pela Finlândia (17%).
A banda larga móvel abre grandes possibilidades à Internet mobile, no entanto, um estudo da Berg Insight revela que as redes europeias estão sem capacidade técnica para suportar o crescimento de utilizadores 3G e o aumento da largura de banda necessário para o lançamento de novos serviços e funcionalidades . Os dados do estudo revelam que em 2007, 8,4 milhões de europeus acederam às redes 3G através de telemóveis ou computadores portáteis. Este mesmo estudo prevê que em 2013 sejam 49 milhões os europeus conectados a redes 3G europeias.
Com os avanços da tecnologia de banda larga há cada vez mais serviços multimédia a surgir e os telemóveis vão transformar-se em aparelhos para todo o serviço (Séneca, 2008). Hoje já é possível navegar na Internet, consultar o e-mail, comprar um bilhete de cinema, ver TV e os pagamentos através de telemóveis tornar-se-ão em breve vulgares. São já muitas as ferramentas Web 2.0 com versão móvel. Dois exemplos, são as aplicações de produtividade Google e Zoho que estão a apostar na mobilidade e apresentam algumas das suas ferramentas em versão mobile. Assiste-se a uma cada vez maior expansão da Web 2.0 à Web móvel 2.0. A tecnologia Wirenode permite criar a versão móvel de websites e o portal Mobile Study oferece a possibilidade de criar exercícios de tipo quiz para poderem ser resolvidos na Web ou através de um telemóvel. No entanto, o desenvolvimento de software para dispositivos móveis deve levar em conta as especificidades destes aparelhos e as suas limitações. Depois da Internet será a vez da televisão interactiva. O mercado dos eBooks também está a transferir-se para os ecrãs do telemóvel. Segundo Helft (2009) tanto a Google como a Amazon estão a apostar na leitura de livros no ecrã do telemóvel.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.