Tuesday, March 22, 2011
Os telemóveis deverão continuar a ser proibidos na sala de aula?
Esta questão deverá continuar na ordem do dia? Alunos e pais não concordam com a proibição, já que os telemóveis lhes permitem ficar em contacto uns com os outros em caso de emergência. Os professores, por outro lado, consideram que estas razões são apenas um pretexto para que os alunos levem os telemóveis para dentro da escola. Porém têm sido usados de forma abusiva para enviar SMS, navegar na internet ou ouvir música na sala de aula.
Há inúmeras vantagens para deixar que os alunos tenham com eles o telemóvel, tirando a questão do seu benefício em caso de emergência familiar. Os telemóveis actualmente também podem ajudar os alunos nos seus estudos, já que estes aparelhos possuem diversas aplicações, como uma câmara, leitor de mp3 e mp4, calculadora, agenda, acesso à internet, etc. Os alunos podem tirar fotos, fazer vídeos, tirar notas durante o desenvolvimento de projetos e podem enviar estes materiais aos alunos ausentes, ou levá-los para a aula para apresentação e discussão. A maioria dos telemóveis tem capacidade para ler e-books ou arquivos em Word ou pdf podendo ser aproveitados pelo professor nas suas práticas letivas. Por outro lado, pode ajudar os alunos a apoderarem-se de novas técnicas de aprendizagem no início de suas vidas, já que a aprendizagem suportada por dispositivos móveis parece ser o futuro da educação. Estes equipamentos têm muitas vantagens como a portabilidade, o acesso rápido à Internet, que dá aos alunos a possibilidade de aprender em qualquer lugar e a qualquer momento. Em 2007, as escolas públicas na Carolina do Norte emprestaram telemóveis QUALCOMM para melhorar a aprendizagem da matemática, a alunos do 9º ano em risco. Várias universidades estão a integrar os telemóveis pondo à disposição dos estudantes a realização de testes através do seu dispositivo móvel. Em Portugal também se começam a dar os primeiros passos para uma efectiva integração de dispositivos móveis na escola.
Os que continuam a apoiar a sua proibição sustentam a sua posição com base em abusos. Os professores continuam a argumentar que os alunos com o telemóvel estão mais desinteressados e perturbam os outros alunos na sala de aula. Enviam mensagens de texto, jogam, ouvem música, usam sites de redes sociais e copiam nos exames. Um telemóvel com acesso à internet permite que os alunos facilmente obtenham as respostas para qualquer exame ou quiz.
Relativamente a estas questões que não deixam de ser pertinentes, parece-me que o mais importante é uma profunda mudança na organização dos espaços e tempos de aprendizagem, nesta era da mobilidade digital.
As vantagens destes equipamentos superam certamente as desvantagens se os soubermos usar e aproveitar todas as suas potencialidades.
Etiquetas:
Disruptiva,
proibição
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