Saturday, March 19, 2011

Mobile Learning: investigação



Desde 2000 que a aplicação de programas educacionais com dispositivos móveis tem ocorrido em países europeus e nos Estados Unidos (Crawford et al., 2002; Keegan, 2002), tendo-se espalhado um pouco por todo o lado. O uso de dispositivos móveis na educação tem vindo a cimentar-se enquanto campo de investigação, através dos inúmeros eventos científicos realizados em todo o mundo .
Investigadores de todo o mundo (Kukulska-Hulme & Traxler, 2005; Pachler et al., 2010; Ryu & Parsons, 2009; Sharples et al., 2006; Vavoula et al. 2009) têm procurado formas de integrar as tecnologias móveis em contexto educativo. Esta integração tem ocorrido em ambientes de aprendizagem com crianças, adolescentes, alunos universitários e adultos, no sentido de apoiar os estudantes na aprendizagem, numa variedade de domínios, incluindo a matemática, ciências e línguas (Farooq et al., 2002; Ketamo, 2002; Kukulska-Hulme & Shield, 2007; Luchini et al., 2004; Macedo, 2008; Mattila & Fordell, 2005; Moura & Carvalho, 2008a, 2009a; Tremblay, 2010; Waycott, 2004; Waycott et al. 2005). Embora se trate de um campo do conhecimento ainda recente há já um conjunto considerável de estudos realizados na área (Attewell & Savill-Smith, 2004; Attewell et al., 2009; Kukulska-Hulme & Traxler 2005; Kukulska-Hulme & Shield, 2007; Macedo, 2008; Moura & Carvalho, 2008 a,b, 2009a; Mellow, 2005; Naismith et al., 2004; Ryu & Parsons, 2009; Savill-Smith & Kent, 2003; Shannon, 2006; So, 2009; Tremblay, 2010; Vavoula et al., 2009; Waycott, 2004). O m-learning tem evoluído e diversificado o seu domínio em diversas áreas da sociedade, com um número crescente de publicações que oferece orientações gerais e reflexões para investigadores e praticantes de m-learning (Faux et al., 2006; Kukulska-Hulme & Traxler, 2005; Kukulska-Hulme et al., 2009; Naismith et al., 2004; Naismith e Corlett, 2006; Pachler et al. 2010; Sharples, 2006).
Várias revistas especializadas neste campo têm surgido na última década. A International Journal of Mobile and Blended Learning (IJMBL) , como sócia da IAmLearn, tem publicado documentos da conferência MLearn, com o objectivo de proporcionar um fórum, de partilha de conhecimentos e experiências, para os investigadores na área do m-learning. A International Journal of Mobile Learning and Organisation (IJMLO) tem tentado estabelecer um canal de comunicação entre os decisores políticos, empresas, agências governamentais e instituições acadêmicas, que reconhecem o papel importante que o m-learning pode desempenhar nas organizações. A International Journal of Interactive Mobile Technologies focaliza a atenção no intercâmbio de tendências e resultados relevantes da investigação e apresenta experiências práticas de m-learning.
Foram publicadas, também, três importantes revisões de literatura sobre a utilização de dispositivos móveis na educação. Uma em Journal of Computer Assisted Learning (Roschelle, 2003), outra na série Futurelab (Naismith et al., 2004) e outra em Computers & Education (Patten et al., 2006). Para além destas publicações, há alguns livros publicados sobre mobile learning (Ally, 2009; Kukuslska-Hulme & Traxler, 2005; Metcalf, 2006; Pachler, 2007; Pachler et al., 2010; Ryu & Parsons, 2009; Vavoula et al., 2009), muitos deles com o contributo de vários autores que exploram diferentes dimensões (técnicas, pedagógicas e educacionais) do tema.
Um dos primeiros livros sobre Mobile Learning foi o de Agnes Kukulska-Hulme e John Traxler, publicado em 2005. Estes autores fornecem uma introdução ao m-learning através de ensaios e vários estudos de caso internacionais que reportam uma ampla gama de razões para implementar a aprendizagem através de dispositivos móveis. As análises feitas pelos autores revelam que a utilização de tecnologias móveis em contexto educativo, serviu para atingir objectivos em âmbitos diversificados, tais como a melhoria das condições de acesso aos conteúdos, exploração de mudanças no processo de ensino e aprendizagem e alinhamento com os objectivos institucionais e empresariais.
Metcalf (2006), na sua obra, proporciona um resumo detalhado de ferramentas, conceitos, limitações e tendências na área do m-learning. Pachler (2007) apresenta uma selecção de trabalhos de investigação divulgados em simpósios sobre m-learning, que colocam questões conceptuais e teóricas em torno da definição de base, práticas socioculturais e pedagógicas e o relato de alguns projectos neste campo. Ryu e Parsons (2009) fazem um levantamento exaustivo do estado dos conhecimentos neste domínio e apresentam experiências práticas e reflexões sobre pedagogias e design. Ally (2009) apresenta uma colecção de exemplos práticos e referência a algumas considerações teóricas. Vavoula et al. (2009) fornecem uma colecção de capítulos centrados em quadros teóricos, métodos e desenhos de investigações em mobile learning. Pachler et al. (2010) oferecem modelos teóricos e conceptuais, um quadro analítico para a compreensão das questões e exemplos práticos de mobile learning em contextos educacionais formais e informais, em particular, com alunos de risco.

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