Ao longo da sua existência os telemóveis têm mudado muito. Desde os primeiros telemóveis até aos “miniature personal communication devices”, como lhe chamam Nyberg et al. (2001), vai uma grande evolução. A passagem do 2G para o 3G originou o aparecimento de novos dispositivos móveis, mais poderosos e versáteis. Os modelos mais recentes apresentam um grande número de funcionalidades, relativamente aos seus antecessores, centrados na comunicação de voz, câmara, leitor de MP3 e de MP4, gravador de vídeo, rádio digital, relógio, relógio-alarme, calculadora, jogos, Web, GPS e Wi-Fi.
Esta nova geração de dispositivos, também designada por smartphone (telemóvel inteligente), traz um novo conceito de telemóvel que se está a tornar muito popular em todo o mundo, como refere BenMoussa (2004, p. 53), “… a combination of a mobile phone and a PDA have increasingly become popular and hold a great promise”, por apresentar diversas aplicações e funcionalidades baseadas na transmissão de dados.
No sector industrial não há consenso sobre o que é um smartphone e as definições têm mudando ao longo do tempo, no entanto, para Metcalf (2006, p. 10):
“Smart phones are data enabled cellular phones. This brad category spans everything from simple text messaging, to phones that expand open and provide full PDA, Web, and e-mail functions, along with standard voice operations and simple text messaging”.
Os modelos mais recentes ao permitirem acesso à Web, possibilitam a transferência de dados directamente para o pequeno ecrã, através do protocolo WAP (Wireless Application Protocol), similar ao protocolo Web HTTP.
O primeiro iPhone, lançado por Steve Job, surgiu como um aparelho com recursos ultra-sofisticados, mostrando que a evolução é o mais constante nesta indústria. As características dos telemóveis diferem entre si conforme as marcas ou os produtores, em especial no que concerne ao sistema de navegação e aos botões. As funcionalidades de comunicação e a cada vez maior velocidade na transferência de dados, acresce o valor educacional destes dispositivos e aumenta as oportunidades de aprendizagem, como assinala Metcalf (2006, p. 11), “This will open up a world of opportunity for multimedia data to be delivered for a variety of proposes, including learning”.
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