Saturday, April 12, 2014

Gosoapbox: uma aplicação baseada na Web.


Gosoapbox é uma aplicação baseada na Web. Trata-se de uma ferramenta que permite colocar perguntas, solicitar opiniões, fazer sondagens e obter facilmente as respostas dos alunos. Esta ferramenta substitui outros sistemas de cliques, mais sofisticados. Permite ao professor avaliar a compreensão ou confusão dos assuntos ao longo da aula. Como é baseada na Web o aluno só tem necessidade de uma ligação à Internet para aceder ao site da aplicação. Uma vantagem desta aplicação é o facto de não ser necessário instalar nada no computador ou dispositivo móvel para a poder usar, é apenas necessário criar uma conta para poder aceder aos recursos. 
Os alunos podem usar o computador ou os seus dispositivos móveis, smartphones, tablets ou PSP. Se o professor pretender conhecer o pensamento dos alunos sobre um qualquer assunto durante a aula esta aplicação é a indicada. O uso desta aplicação fomenta a participação dos alunos mais tímidos, pois poderão responder de forma anónima, embora o professor conheça a participação de cada aluno. Por outro lado, evita que sejam sempre os mesmos alunos a responder. Todos os alunos podem participar e comunicar de uma forma controlada. O serviço é simples e intuitivo, não exigindo ao professor horas para se dedicar a aprender uma nova tecnologia. A GoSoapBox ajuda o professor a acompanhar na sala de aula o desempenho dos alunos durante ou depois da aula.
 A votação das perguntas permite ao professor ver quais são as que os alunos têm mais dificuldade. O barómetro confusão permite avaliar rapidamente a compreensão geral do assunto. As respostas dos alunos ficam registadas numa folha excel que pode ser descarregada, permitindo ao professor recolher posteriormente elementos de avaliação dos alunos. A interface é muito simples e intuitiva. Ao aluno basta escrever o código de acesso aos materiais.

www.gosoapbox.com
 

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.